Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Atividade Especial - Vigia/Vigilante

Superior Tribunal de Justiça profere decisão favorável aos segurados vigias e vigilantes, com o reconhecimento da atividade como especial, para fins previdenciários

Em dezembro de 2020, foi proferida importante decisão para os segurados que trabalham no ramo da segurança patrimonial (vigia/vigilante), no Tema 1.031, sob a relatoria do Ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

Nesta decisão, foi reconhecido que, em que pese os agentes prejudiciais à saúde e integridade física dos segurados que trabalham na função de vigia/vigilante, não constem nas Normas Regulamentares, isto não quer dizer que estes agentes sumiram da relação havida entre o segurado e o trabalho que exerce, cabendo ao judiciário, reconhecer, nestes casos, que a atividade despenhada pelo segurado, é uma atividade especial, fazendo jus a contagem de tempo de contribuição diferenciada.

Não somente é possível o reconhecimento destas atividades como especiais, como também é possível este reconhecimento independentemente da utilização de arma de fogo no desempenho das funções.

Em sendo assim, por mais que inexista previsão legal expressa com relação as funções desempenhadas por estes profissionais, a partir deste novo posicionamento adotado pelo STJ, é possível se socorrer do Poder Judiciário, para que este faça o reconhecimento da atividade especial, despenhada sob a exposição de agende prejudiciais a saúde e integridade física.

Fonte: https://processo.stj.jus.br/repetitivos/temas_repetitivos/pesquisa.jsp?novaConsulta=true&tipo_pe...

  • Sobre o autorAdvogado Previdenciarista
  • Publicações3
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações214
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atividade-especial-vigia-vigilante/1162817163

Informações relacionadas

Danilo Assad de França Monteiro, Bacharel em Direito
Modeloshá 5 anos

Modelo de contrato de compra e venda de veículo.

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-46.2013.5.12.0032

Ponto Jurídico, Advogado
Artigosano passado

BPC/LOAS: principais aspectos, requisitos e outras considerações

Anderson Damacena , Advogado
Artigoshá 6 anos

Direitos dos Vigilantes

Carlos Wilians, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo | Pedido de Reconsideração

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)